1979: Inter conseguiu feito inédito na história do Brasileirão
O Internacional conquistou o Campeonato Brasileiro de 1979 de forma invicta. O Colorado passou por cima do rivais e conseguiu um feito histórico. Aliás, na Inglaterra o Arsenal conseguiu um feito semelhante na temporada 2003-04 e na Itália a Juventus também ergueu a taça sem perder nenhum jogo.
O time contava com astros como Falcão e Mauro Galvão, que conduziram a equipe a conquista nacional. Na época da taça, o Colorado era o maior campeão do Brasileirão, que na época era organizado pela CBD, que depois deu origem a CBF.
Campanha do título invicto
Na primeira fase, o Inter passou em primeiro no Grupo G, com 15 pontos conquistados. Na segunda fase, também dominou o Grupo C e ficou em primeiro, com 11 pontos.
Na terceira, com grupos de 4 times, o Internacional – mais uma vez – sobrou e ficou em primeiro, eliminando Goiás, Cruzeiro e Atlético-MG. Na semifinal, contra o Palmeiras, venceu o primeiro jogo por 3 x 2 e empatou o segundo por 1 x 1. O adversário na final foi o Vasco da Gama.
O Vasco da Gama, de Roberto Dinamite, que também vinha de uma boa campanha, não conseguiu conter a equipe do Inter na final e perdeu os dois jogos. O primeiro duelo, no Maracanã, foi 2 x 0 para o Colorado, com dois gols de Chico Spina, calando quase 60 mil no Estádio.
O segundo jogo, disputado no Estádio da Beira-Rio, o Internacional venceu por 2 x 1, gols de Jair e Falcão, e venceu o Brasileirão de forma invicta, fato esse que ninguém mais conseguiu na competição.
Campanha do Internacional no Brasileirão de 1979
- 23 jogos;
- 16 vitórias;
- 7 empates;
- 0 derrota;
- 41 gols marcados;
- 13 gols sofridos.