Guaireña possui dois títulos oficiais na história
Adversário do Inter nesta quinta-feira (5), pela Sul-Americana, o Guaireña tem apenas dois títulos em sua história. Ambas as taças foram jogando nas divisões inferiores do futebol paraguaio. Fundado recentemente, há seis anos, o time paraguaio dá os primeiros passos ainda pelo futebol do continente.
O primeiro título da jovem equipe de Villa Rica, Paraguai, foi o Campeonato Nacional de Interligas, na temporada 2015/16. O torneio é equivalente à terceira divisão do país. Em 2019, o time conquistou a segunda taça de sua história, a ‘División Intermedia’, que é a segunda divisão nacional.
Assim, com a conquista da segunda divisão, o clube figurou pela primeira vez na elite do futebol paraguaio somente em 2020. Naquele ano, conseguiu terminar a competição entre os oitos melhores colocados, garantindo a vaga inédita para disputar a Copa Sul-Americana.
Na primeira Sula, caiu logo na fase inicial, diante do River Plate, do Uruguai, pelo placar agregado de 6 a 3. A atual edição do torneio é a primeira que consegue jogar a fase de grupos, depois de passar pelo Club Nacional, do Paraguai, na fase preliminar.
Atual temporada do Guaireña
No campeonato nacional, o torneio apertura, os paraguaios ocupam a 9ª colocação com 12 pontos, tendo sete derrotas, três empates e três vitórias.
O desempenho do Guaireña nas últimas cinco partidas também não é animador. São três derrotas nos últimos cinco jogos. Perdeu para o Nacional de Assunção, Guarani e Olímpia. Nas outras duas partidas, venceu o Sportivo Ameliano e o 9 de Octubre.
Na Sula, lidera o grupo E, com cinco pontos conquistados, o mesmo número do Internacional. O time está na primeira posição por ter feito um gol a mais.
Logo mais, às 19h15, o Guaireña recebe o Clube do Povo no Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai. A partida é válida pela quarta rodada da competição da Conmebol.