Portal do colorado
Portal de Noticias do Sport Club Internacional

Do que é feita a taça da Copa do Mundo?

A Copa do Mundo está cada vez mais próxima de começar. O maior torneio de futebol do planeta será disputado entre 21 de novembro e 18 de dezembro. Até lá, as seleções sonham em fazer o tão sonhado caminho até a taça. Aliás, você sabe do que é feito o troféu da Copa? Não? Então, confira neste texto.

O troféu mais cobiçado do mundo do futebol é composto por ouro 18 K, que é uma mistura de ouro, prata e cobre, e malaquita, um mineral do grupo dos carbonatos. Esse tipo de ouro é o que faz da taça um objeto resistente a choques mecânicos.

São aproximadamente 5 kg de ouro 18 K que compõem o troféu. Na mistura do ouro 18 K, deve haver obrigatoriamente 75% de ouro e 12,5% de prata e outro 12,5% de cobre. Na base da taça, tem 1,7 kg do mineral malaquita.

Visualmente, na base da taça, feita de malaquita, está o termo “Fifa World Cup” e um espaço para a gravação do nome dos países campeões. Enquanto na parte de cima, estão duas figuras humanas erguendo o globo terrestre.

Quem fez a taça da Copa do Mundo?

O atual troféu da Copa do Mundo foi feito pelo italiano Silvio Gazzaniga, que desenhou e determinou a sua composição química. Já quem executou o projeto foi Milano Bertoni, outro italiano. Isso foi feito no ano de 1974. Campeã daquele ano, a primeira seleção a erguer o troféu foi a alemã.

Antes disso, a taça da Copa do Mundo era a Jules Rimet, que foi entregue aos campeões de cada edição, entre 1930 e 1974. Campeão de 1970, o Brasil pôde ficar com o troféu. Ao chegar em território brasileiro, a taça foi roubada duas vezes, a segunda de forma definitiva.