Neste domingo (19), Edenilson jogou contra o Fortaleza, marcou mais um gol no Brasileirão e se isolou na artilharia da competição. O meia superou os números da temporada passada e o ano já é o melhor da carreira dele, mesmo com 18 jogos restantes para o fim de 2021.
Edenilson tem 13 gols e oito assistências em 40 jogos na temporada e os números foram mais constantes na Série A, já que na competição ele tem nove gols e cinco assistências. O jogador é o líder em participações para gol no Brasileirão.
Apesar de não ser atacante, o meia superou todos os jogadores do Campeonato Brasileiro e assumiu a liderança isolada da artilharia. Confira a lista:
Edenilson (Internacional) – 9 gols
Bruno Henrique (Flamengo) – 8 gols
Hulk (Atlético-MG) – 8 gols
Gilberto (Bahia) – 8 gols
Ytalo (Bragantino) – 8 gols
Matheus Peixoto (Juventude) – 7 gols
Robson (Fortaleza) – 7 gols
O melhor ano da carreira de Edenilson, em números, havia sido em 2020, quando ele fez nove gols e distribuiu sete assistências. Confira os números do meia no Internacional:
2017 (39 jogos) – 1 gol e 3 assistências
2018 (47 jogos) – 5 gols e 5 assistências
2019 (58 jogos) – 8 gols e 3 assistências
2020 (54 jogos) – 9 gols e 7 assistências
2021 (40 jogos) – 13 gols e 8 assistências
Edenilson: Desempenho no Inter e carreira
O jogador participou de 58,3% dos gols do Internacional no Brasileirão e é a arma mais letal do clube na competição. Edenilson virou um dos principais jogadores do Colorado após o quase acerto com o futebol árabe no meio do ano.
Durante a carreira, o meia passou por Caxias, Corinthians, Udinese Calcio, Genoa e Internacional. Os principais títulos da carreira foram o Mundial de Clubes, Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores e Recopa Sul-Americana.