Nas últimas semanas, o Internacional encerrou a temporada de 2022 com a vitória em cima do Palmeiras por 3 x 0 e finalizou a boa campanha no Campeonato Brasileiro, onde ficou com a 2ª colocação. No entanto, algo que chamou a atenção foi a última partida da equipe e não somente essa, afinal, enquanto as outras equipes baixavam a intensidade, o Colorado seguiu com tudo na reta final do torneio.
Aliás, o bom desempenho físico do Internacional, não é à toa, visto que, é fruto de muito trabalho nos bastidores do clube. Afinal, o clube focou em melhorias na equipe que trabalha na área da saúde e performance, desde o primeiro semestre.
Desse modo, o médico Marcos Marczwski, das categorias de base do Internacional, e o fisioterapeuta Juan Pablo Fiorenza, ex-Athletico-PR e Rosário Central, da Argentina, chegaram para reforçar o setor. Além deles, também foram promovidos os fisioterapeutas Marco Venturini e Vinicius Dias, além do fisiologista Rafael Soutinho.
O grupo fez importantes mudanças no Internacional, além de trabalhos com o elenco depois do treinamento, a equipe incrementou a observação dos jogadores por meio de um aplicativo, que reúne perguntas sobre bem-estar (nível de cansaço, como foi a noite de sono, sinais de fadiga ou desconforto, intervalo de refeições fora do clube) e aumenta a precisão do monitoramento dos atletas.
Fala de executivo do Inter sobre as mudanças
“Passamos a investir ainda mais em ciência, tecnologia e educação, buscando as melhores práticas do mercado e apostando muito na margem de melhora que sempre existe. O Inter já tinha um excelente trabalho na área, mas vejo que demos bons passos e vamos seguir buscando a evolução, pois são áreas imprescindíveis para o desempenho individual e coletivo. Aprimoramos ainda mais o monitoramento dos atletas, otimizando a prevenção das lesões”, disse William Thomas, executivo de futebol do Inter.