Portal do Colorado
Notícias do Internacional

Copa Sul-Minas: torneio seria interessante para o Inter?

A Copa Sul-Minas pode retornar ao calendário em 2022. Mas, será que esse campeonato seria interessante para o Colorado? A competição foi disputada entre 2000 e 2022, com dois títulos do Cruzeiro e o primeiro do América Mineiro. Dependendo de como for organizada, talvez seja interessante.

Vejo os campeonatos estaduais como desgastados, não fazem sentido para os times que estão nas principais divisões do país, as Série A, Série B e até mesmo a Série C. Essa competição, a Copa Sul-Minas, poderia substituir o estadual. Apenas adicionar mais uma competição no calendário é uma péssima ideia.

Ou seja, só seria uma boa opção caso o Campeonato Gaúcho fosse extinto ou que pelo menos não tivesse a participação dos principais clubes. Não há datas no calendário brasileiro, faltam períodos para paralisar os torneios durante os jogos das seleções. Adicionar mais um torneio? Melhor não!

Como a Copa Sul-Minas poderia ser útil ao Internacional?

A Copa Sul-Minas seria útil apenas se pagasse um valor maior de premiação do que o Gauchão. Atualmente o time recebe cerca de R$ 13 milhões por ano no campeonato estadual. Então, se o pagamento de TV ficasse acima disso, seria interessante.

Outra questão: o Gauchão 2021 foi disputado em 15 datas, essa nova competição deveria ter no máximo 10 jogos. Assim, sobraria mais tempo para preparar o elenco visando o que realmente é importante na temporada.

Por exemplo, se pegarem quatro times de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais, teríamos 16 equipes. Poderiam ser quatro grupos de quatro times, passam os dois melhores, em seguida quartas, semifinais e finais. Neste modelo, com ida e volta, teríamos 12 jogos.

Se fizerem isso, seriam menos jogos que no Gauchão, formando um torneio mais competitivo. O problema é para as equipes eliminadas na primeira fase, ficariam sem jogos até iniciar o Brasileirão.