7 curiosidades sobre o Estádio Beira-Rio

O Estádio José Pinheiro Borba, ou Estádio Beira-Rio, guarda muitas histórias do futebol brasileiro e mundial. A casa do Internacional foi e é palco de conquistas do Colorado, de jogos da seleção brasileira e de outros eventos.

Confira 7 curiosidades da história do Estádio Beira-Rio

  1. Construído pelos torcedores: quando estava sendo construído, o Gigante da Beira-Rio teve ajuda da torcida. Os Colorados fizeram uma confusão com a Campanha do Tijolo, que estava  sendo realizada, e começaram a levar recursos para a obra para ajudar a construir o estádio.
  2. Inauguração histórica: em 6 de abril de 1969, o estádio foi inaugurado; mais de 100 mil pessoas viram o Internacional vencer o lendário Benfica de Eusébio por 2 a 1, com o primeiro gol sendo de Claudiomiro.
  3. Primeiro título: depois de inaugurado, não demorou muito para o torcedor do Inter ver o time campeão na casa nova. Em dezembro de 1969, o Clube do Povo superou o Grêmio e levantou a sua 17ª taça do Campeonato Gaúcho.
  4. Copa do Mundo de 2014: a casa colorada foi uma das que receberam partidas da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil; ao todo, foram cinco jogos realizados. Para isso, passou por uma reforma que modernizou o Estádio Beira-Rio.
  5. Primeiro título da nova era: a vítima novamente foi o Grêmio, na final do Gauchão 2015; o Colorado venceu o segundo jogo por 2 a 1 e ficou com a conquista do estadual.
  6. Maior sessão de cinema da história: em 2010, o estádio recebeu um público de 27.022 mil pessoas para assistir o documentário “Absoluto – Internacional bicampeão da América”, que entrou para o Guinness book, o Livro dos Recordes, como a maior sessão de cinema da história.
  7. Maior público: a partida entre a Seleção Gaúcha e a Seleção Brasileira, em 1972, recebeu a maior quantidade de torcedores da história do estádio: 106.554 mil pessoas.

Comentários do Facebook

- Publicidade -