O Internacional perdeu para o Bragantino na última rodada do Brasileirão e ficou na 12° posição com 48 pontos. A campanha não concluiu o objetivo do clube de conquistar uma vaga para a Libertadores da América de 2022 e o ano é considerado decepcionante para os dirigentes.
O Colorado foi eliminado precocemente de todas as competições e ficou apenas com o Campeonato Brasileiro em disputa. Diego Aguirre assumiu o comando e recebeu a missão de brigar por uma vaga para a competição continental.
O início foi promissor, já que o Clube do Povo passou a brigar entre as primeiras posições e chegou a projetar uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores, mas na reta final da competição o clube decaiu de nível e não conquistou nenhuma vitória nos últimos cinco jogos.
Com isso, o Internacional ganhou 12 jogos, empatou 12 e perdeu 14, com 44 gols marcados e 42 gols sofridos. O único ponto positivo do clube na tabela do Brasileirão foi o fato de que ficou com o saldo positivo de 2, feito que equipes que ficaram acima na tabela não conseguiram.
O Fortaleza (4°) ficou com -1 no saldo, Fluminense (7°) com 0, Atlético-GO (9°) com -3, Santos (10°) com -5 e Ceará (11°) com 1.
Inter quer fazer diferente em 2022
Apesar do saldo de gol positivo e da quantidade relativamente alta de gols marcados na competição, o Internacional teve uma campanha considerada péssima pela direção e mudanças serão anunciadas para a próxima temporada.
A intenção do clube é brigar por títulos em 2022 e o primeiro objetivo é realizar uma reformulação, encerrando o ciclo de atletas que já estão há algum tempo no elenco e trazendo reforços para assumir a titularidade e compor o grupo de jogadores.