O Grêmio foi rebaixado pela terceira vez em sua história para a Série B do Brasileirão. Porém, no desempenho jogando dentro de casa, o tricolor ficou na frente do seu rival Internacional.
Na classificação geral jogando como mandante, o Grêmio ficou em décimo primeiro. O Inter ficou logo atrás, em décimo segundo, mesma posição que terminou o Campeonato Brasileiro da Série A 2021.
O desempenho no final do Campeonato Brasileiro foi crucial para o Colorado terminar atrás do Grêmio nesse aspecto. Os últimos três jogos em casa o Inter perdeu para Flamengo, Atlético-GO e empatou com o Santos.
O Grêmio, beneficiado por enfrentar equipes que jogaram com reservas por estarem em outras competições, como Flamengo, Bragantino e Atlético-MG, conseguiu um desempenho melhor e por pouco não se salvou da queda.
Classificação como mandante
- 1 – Atlético-MG
- 2 – Flamengo
- 3 – Fluminense
- 4 – Fortaleza
- 5 – Ceará
- 6 – Palmeiras
- 7 – Corinthians
- 8 – América-MG
- 9 – Santos
- 10 – Juventude
- 11 – Grêmio
- 12 – Internacional
- 13 – Red Bull Bragantino
- 14 – São Paulo
- 15 – Bahia
- 16 – Athletico-PR
- 17 – Atlético-GO
- 18 – Cuiabá
- 19 – Sport
- 20 – Chapecoense
Reformulação no Inter e Grêmio
Sem classificação para a Libertadores, o Colorado voltará a Copa Sul-Americana após 8 anos longe da competição. O Inter resolveu fazer uma grande reformulação em seu elenco para 2022. Reforços chegarão para qualificar o plantel.
Com uma falha salarial em torno dos R$ 14 milhões de reais, o Grêmio, além de se organizar para a próxima Série B, terá que fazer uma grande faxina no elenco para não sofrer financeiramente. Jogadores como Rafinha e Douglas Costa devem sair.