A década de 1970 foi um das mais gloriosas da história do Inter, junto com os anos 2000. Antes dos títulos da Libertadores e do Mundo em 2006 e 2010, foi com o tricampeonato nacional que o Colorado obteve seus 10 anos mais vitoriosos.
Apesar de já ter passado quatro décadas das conquistas, o time ainda é decorado por torcedores colorados e até mesmo de outros clubes. Craques como Figueroa, Falcão, Valdomiro e cia, jamais serão esquecidos da memória do futebol brasileiro.
O primeiro título da série de conquistas foi em 1975, o Inter derrotou o Cruzeiro no Beira-Rio pelo placar de 1 x 0. O autor do gol do título foi o ídolo Elias Figueroa, que com uma forte cabeçada estufou as redes da Raposa. A conquista se configurou como o primeiro título nacional do futebol gaúcho.
O bicampeonato veio no ano seguinte, com 84 mil pessoas no gigante, o Clube do Povo derrotou o Corinthians pelo placar de 2 x 0, com gols de Dario e Valdomiro. Na ocasião, apenas o Palmeiras possuía dois títulos do Campeonato Brasileiro.
Inter foi campeão invicto em 1979
A série gloriosa de conquistas se concretizou no ano de 1979 com o título invicto do Campeonato Brasileiro. Mesmo com a ausência de quatro grandes clubes paulistas da competição, em nada diminui o feito inédito na história do campeonato nacional.
Após uma campanha invicta até a final, o Inter precisava confirmar o feito contra o Vasco. E foi dos pés de Jair que saiu o primeiro gol da partida. Falcão tratou de fazer o segundo e mesmo com o time cruzmaltino descontando no final, o Colorado se sagrou tricampeão nacional.
Faltou apenas o título da Libertadores para fechar com chave de ouro. Contudo, o Inter teve de se contentar com o vice-campeonato de 1980, quando perdeu a final para o Nacional-URU.
Sendo assim, o Clube do Povo se consolidou como o time da década de 1970. Após o tricampeonato, o Colorado amarga uma série de mais de 40 anos sem conquistar o título nacional, algo que acaba intensificando ainda mais a valorização desses feitos.
O Inter venceu também o Campeonato Gaúcho entre 1971 e 1976, emendando uma sequência de conquistas que havia começado em 1969. O Colorado foi campeão pela última vez em 1978, ficando com sete títulos na década.
Enfim, o Colorado foi o maior time do país na década de 1970, embora o Cruzeiro tenha vencido a Libertadores naquele período. O Inter esteve entre os melhores do planeta.