O Internacional vai jogar com uma camisa preta pela primeira vez na história. O modelo, lançado em parceria com a Adidas, fará a estreia contra o Cuiabá, nesta quarta-feira (17), às 19h, na Arena Pantanal, em partida válida pela 33° rodada do Campeonato Brasileiro.
A camisa é uma homenagem ao Mês da Consciência Negra e conta com detalhes nas numerações, com mensagens como “o negro no futebol brasileiro é a marca do Brasil” e “jogadores negros ganharam o mundo”. No peito, tem um patch com um cabelo Black Power e a frase “É a coroa” estampada em todo o desenho.
O modelo masculino já está sendo vendido na Adidas e na Inter Store por R$ 279,99. A versão feminina vai começar a ser vendida nos próximos dias.
“Um movimento que transcende o futebol. Para representar a luta dos negros contra a discriminação racial e a desigualdade social, a camisa de Excelência Negra do Inter presta homenagem a tantos homens e mulheres que inspiram crianças e jovens a lutar pelos seus sonhos com coragem, resiliência e força”, informou a Adidas, na descrição da camisa.
A luta do Internacional contra o racismo
Inspirada no manifesto “Excelência Negra”, produzido por Marcelo Carvalho, a parceria entre Adidas e Inter foi lançada para realizar a homenagem aos homens e mulheres negras que estão inseridos no meio do futebol.
O Internacional enfatizou no site oficial do clube a importância da luta e destacou o fato de que foi um dos primeiros times a aceitar negros em seu grupo, com Dirceu Alves, que foi contratado em 1925 e fez a estreia oficial em 1928.
A campanha contou com a participação de Taison e Patrick, que são os jogadores do Colorado mais engajados na causa contra o racismo.