Internacional costuma se dar bem contra times paraguaios
Nesta quinta-feira (14), às 21h30, no Beira-Rio, o Internacional recebe o Guaireña, do Paraguai, pela segunda rodada da fase de grupos da Sul-Americana. Se o momento da equipe treinada por Alexander Medina não é bom, o torcedor colorado pode se apegar ao retrospecto do time contra os paraguaios.
Contra times paraguaios, o Colorado tem excelente desempenho. Ao todo, foram 22 jogos disputados, sendo 13 vitórias, oito empates e somente uma derrota. Além disso, o Clube do Povo marcou 39 gols e sofreu apenas nove. O único revés aconteceu em 1989, para o Olímpia.
Na Libertadores daquele ano, as duas equipes se encontraram na semifinal. A primeira partida foi em Assunção, capital do Paraguai, e o Internacional venceu por 1 a 0 com gol de bicicleta de Luís Fernando. Assim, os comandados de Abel Braga poderiam empatar no Beira-Rio para avançar à final.
Entretanto, não foi o que aconteceu. No jogo da volta, em Porto Alegre, o Olímpia devolveu o placar de um gol de diferença, 3 a 2, e levou a partida para os pênaltis. Nas penalidades, o tricampeão da Libertadores venceu por 5 a 3, se classificando para a decisão contra o Atlético Nacional-COL.
O retrospecto do Internacional contra paraguaios
- 22 jogos
- 13 vitórias
- 8 empates
- 1 derrota
- 39 gols marcados
- 9 gols sofridos
- 71% de aproveitamento
Duas grandes goleadas do Clube do Povo contra rivais paraguaios
A primeira delas aconteceu há muito tempo, em 1947, sobre o Sol de América, time da capital do Paraguai. Na oportunidade, os times fizeram um amistoso no antigo Estádio dos Eucaliptos, que terminou 5 a 0 para o Colorado com gols de Tesourinha (2), Adãozinho, Carlitos e Dominguinhos.
Mais recentemente, o Inter fez 6 a 1 no Olímpia, na Libertadores de 2021. O time treinado por Miguel Ángel Ramírez atropelou o adversário na fase de grupos, mas seria eliminado pelo mesmo rival nas oitavas.