Na entrevista coletiva de apresentação como novo treinador do Internacional, Mano Menezes afirmou que seguirá a ideia da gestão sobre a utilização da categoria de base. Um dos atletas que pode acabar sendo utilizado, é Thauan Lara.
O lateral-esquerdo, sequer vinha sendo relacionado com o treinador Alexander Medina. O jogador se destacou nas categorias de base do clube, e mesmo com as carências no setor, não disputou nenhuma partida com o treinador uruguaio.
Mano Menezes já utilizou laterais no meio-campo
Um dos motivos que leva a crer o ingresso de Thauan Lara ao time, é a utilização de laterais como meias, nos times de Mano Menezes.
O jornalista Vagner Martins relembrou em seu canal no Youtube, duas oportunidades na qual o treinador gaúcho optou pela ideia. A primeira, na decisão do Gauchão de 2006, na qual o técnico ingressou dois laterais-direito ao time. Patrício atuou na função de origem, e Alessandro preencheu a meia-cancha.
Mano voltou a repetir o modelo no ano seguinte, novamente contra o Inter, no Beira-Rio. Dessa vez, Lúcio e Bruno Telles atuaram no meio-campo. O Grêmio venceu a partida por 2 a 0.
Visão do treinador sobre a base
Questionado sobre a utilização dos jovens, Mano frisou a importância de valorizar a produção de jogadores:
“Precisamos fazer um projeto para o aproveitamento da base. Precisamos criar oportunidade para que os jovens tenham chance de jogar”, afirmou Mano Menezes.
O treinador completou ressaltando a semelhança que pode encontrar entre jogadores da base, e opções no mercado:
“Jogadores da base, por vezes, são parecidos com o que vamos contratar. Temos que guardar dinheiro para buscar peças diferentes”, completou Mano.