Sul-Americana 2022 tem 15 times eliminados após a 5ª rodada
Ao fim da quinta e penúltima rodada da Sul-Americana 2022 só o São Paulo garantiu uma vaga na próxima fase. Em contrapartida, 15 times já se despediram da competição e apenas cumprem tabela na última rodada. Dentre as equipes eliminadas está o Cuiabá, único brasileiro de fora até o momento.
Na maioria das chaves, dois clubes se despediram antecipadamente, deixando a disputa por uma vaga com outros dois times. As únicas exceções são os grupos A e H, que têm como eliminados o Metropolitanos, da Venezuela, e o Oriente Petrolero, da Bolívia, respectivamente.
Os 15 times eliminados na 5ª rodada
- Grupo A: Metropolitanos
- Grupo B: Cuiabá e River Plate-URU
- Grupo C: Universidad Católica-EQU e Banfield
- Grupo D: Everton, Ayacucho, Jorge Wilstermann
- Grupo E: 9 de Octubre e Independiente Medellín
- Grupo F: Defensa y Justicia e Antofagasta
- Grupo G: Deportivo La Guaira e General Caballero
- Grupo H: Oriente Petrolero
Brasileiros brigam por vaga nas oitavas da Sul-Americana 2022
Com a exceção de São Paulo, classificado, e Cuiabá, eliminado, os outros cinco clubes brasileiros buscam um lugar no mata-mata do torneio da Conmebol.
Na rodada decisiva, a situação mais confortável é a do Ceará. Melhor campanha da competição, o Vozão foi o único que venceu todos os jogos. O time vai a Avellaneda encarar o Independiente e pode perder por até um gol de diferença que avança para as oitavas.
Vivendo um momento oposto está o Fluminense. A equipe carioca precisa de um milagre para conseguir uma vaga no mata-mata. O Flu tem que vencer o Oriente Petrolero, fora de casa, por cinco gols de diferença. Além disso, precisa torcer para o Junior, da Colômbia, e o Unión Santa Fé, da Argentina, empatarem.