Pato Abbondanzieri foi um lendário goleiro que se aposentou jogando pelo Internacional. Ele pendurou as luvas com quatro títulos da Libertadores no currículo, o último deles em 2010, jogando no Colorado. Sua passagem ficou marcada pela reversão de um pênalti, ao persuadir o árbitro.
Pato se aposentou em 2010, seu último jogo foi a vitória do Inter por 4×2 contra o time coreano Seongnam, que deu o terceiro lugar no Mundial de clubes. Ele entrou na parte final do segundo tempo, quando o jogo estava 4×0, recebeu homenagens e se despediu oficialmente.
Recentemente, o ex-goleiro gravou com D’Alessandro para o “La Boba Cast”, podcast do gringo em parceria com a Conmebol. Além disso, ele chegou a trabalhar como assistente técnico de Martin Palermo, antigo colega dos tempos gloriosos de Boca Juniors, porém, a parceria foi desfeita em 2021.
“Decidi me afastar, porque perdi muitas coisas na vida”, disse Pato Abbondanzieri, em entrevista ao Deportivo IP. O jogador lembrou que seu pai havia falecido e ele não pode estar presente naquele momento. “Isso doeu muito e eu queria estar perto da minha família. Foi difícil para mim deixar um amigo de lado”, completou ao lembrar de Palermo.
No meio de 2022 surgiu uma especulação de que o argentino seria o substituto de Daniel Pavan, como preparador de goleiros do Inter, o que não se concretizou. Atualmente Abbondanzieri está longe do futebol, mas costuma dar entrevistas e fazer comentários em programas do seu país.